Uma Bandeira que Virou Símbolo





Quando se vê uma bandeira do arco-íris em algum lugar ou em algum objeto, provavelmente algumas idéias perpassam o pensamento como: ou o lugar é GLS ou é gay friendly (lugar adepto, freqüentados pelo mundo GLS, não sendo um necessariamente) ou o objeto ficaria lindo na sua casa, na da sua namorada (o).
Mas, como um fenômeno da natureza que, nas escrituras sagradas apareceu como símbolo de paz e salvação, se tornou o símbolo de toda uma cultura que lutou e ainda luta por seus direitos, para sair do armário, para ser aceito pela sociedade? Como ficou sendo conhecido como o símbolo do movimento LGBT?  




 

                                                                                                                                                                                                                 
Vamos voltar um pouco na história...Durante a Segunda Guerra Mundial, os judeus eram separados por um triângulo invertido costurado em suas roupas. O triângulo Negro era para identificar as lésbicas e mulheres “anti-sociais” e o Rosa era para identificar os homossexuais. Assim, o triângulo invertido rosa acabou sendo usado com símbolo da “liberação gay”, herança da marcação aplicada pelos nazistas em gays durante o holocausto.E então chegou o ano de 1978. Um artista plástico chamado Gilbert Baker, amigo de Harvey Milk, resolveu mudar tudo. Enquanto Milk lutava para conseguir se eleger em São Francisco, Baker criou o design de uma bandeira com oito listras de cores diferentes posicionadas na horizontal. Junto com mais trinta pessoas costurou duas delas e levantou a 1ª bandeira do arco-íris na Parada do Orgulho Gay em São Francisco, no dia 25 de junho de 1978. A comunidade GLBT acabou adotando e o símbolo foi criado. 

As cores

Cada cor da bandeira tem um significado. Originalmente ela possuía oito cores, mas foi reduzida a seis devido à dificuldade de se achar o tecido para fabricação. A tarja vermelha vem primeiro, como em um arco-íris de verdade.

Os significados das cores são:
vermelho para o fogo/vida;
laranja para a cura/poder;
amarelo para o sol/luz;
verde para a natureza;
azul para as artes;
roxo para o espírito. 

as excluidas:
rosa choque para o sexo;
turquesa para harmonia;

Na década de 80 a bandeira ganhou mais popularidade devida a proibição de que os moradores de West Hollywood, Los Angeles, não podiam pendurá-las em suas janelas.
Hoje, com 33 anos, a bandeira arco-íris está mais do que consolidada como símbolo de um público que se mostra mais forte e sem medo, que só quer o mesmo que todas as outras pessoas: ser feliz.

Outras versões:
Além da versão original, com seis barras, há outras variantes da bandeira em manifestações LGBT. Uma possui uma barra de cor negra simbolizando os homossexuais mortos pela SIDA (Aids) ou que misturam símbolos nacionais e regionais, representando a população LGBT de um local específico.

By Patty
 
Fonte: Wikipédia e textos da internet.

1 comentários:

  1. Patty disse...:

    Não é que ficou legal? Rs
    Aí está um pouquinho da história dessa bandeira linda. Obrigada ao Gilbert :)

    Bjo a todas
    Ass.: Patty

Postar um comentário

Os Comentários para o Babado vocês deixem aqui Meninas

 
Meninas do Babado © 2011 | Designed by Ibu Hamil, in collaboration with Uncharted 3 News, MW3 Clans and Black Ops